O dia a dia de mães e pais é cheio de desafios,  mas isso não pode tirar o prazer de criar e educar filhos. 

Sim,  é prazeroso educar filhos.  Não perca o controle e tenha prazer nessa fase maravilhosa.

  1. Seja amigo e amiga,  isso significa fazer que seu filho/filha deve reconhecer você como amigo (a). Ser amigo é muito bom,  confiança e brincadeiras juntos é imprescindível.  
  2.  Descida pela criança,  ela não tem ainda capacidade para decidir. Em outros momentos ofereça momentos de experiência em que ela tenha oportunidade de tomar descisao desde que você já tenha dado orientações. No caso de proporcionar crescimento e maturidade de decisões é importante deixar claro que os pais são autoridade e que decisões tomadas pelos pais são muito importantes no desenvolvimento do respeito as autoridades.
  3. Não perca a cabeça e não se desespere, pois se algum comportamento ainda não está de acordo com seus planos é necessário corrigir. Não se deve punir a criança e sim corrigir. Instrua a criança no caminho correto com amor. Conheça o seu filho/filha, respeite sua personalidade e conduza de acordo com a sua personalidade. Não crie e eduque todas as crianças da mesma maneira. Mantenha-se cheio (a) de alegria seguindo sua prazerosa missão de manter autoridade com o coração.
  4. Converse e mantenha tempo de qualidade para conversar de assuntos que revelem os sentimentos da criança. Conversar e manter confiança irá proporcionar para vocês momentos de muita alegria.
  5. Motive a criança a manter-se firme em suas tarefas e atividades de interesse.algumas crianças amam desenhar, outras modelar e toda brincadeira revela muito sobre como você pode potencializar suas aptidões e dons.
  6. Desligue a TV. Leia um bom livro com sua criança e desenvolva o seu interesse por livros.
  7. Chilique não deve ser tolerado ou negociado. Nunca diga “se você parar com isso eu te dou isso”. A criança deve parar e ter controle emocional. Para que isso ocorra deve-se tomar muito cuidado para não cair em manipulações emocionais. Tome a melhor atitude na ocasião avaliando como manter-se no controle ainda que pareça que não.
  8. Nunca diga palavras que depreciem. As palavras podem construir ou destruir o caráter em formação.
  9. Não rejeite. A rejeição é muito ruim, tenha em mente que a criança necessita sentir-se parte da família, amada e querida. Mostre que deseja ela perto! 
  10. Valorize a familia, deixe claro que vocês são uma família. A família é o primeiro lugar, primeiro lar, primeiro refúgio e deve ser o ambiente de maior desenvolvimento de um ótimo caráter.
  11. Ensine a repartir e renunciar. Esta atitude irá contribuir para que vocês estejam cada vez mais próximos. Em todo relacionamento será necessário manter harmonia e para isso é necessário ensinar renunciar a própria vontade e até mesmo coisas para um desenvolvimento maduro.
  12. Premie atitudes positivas, ainda que sejam pequenas atitudes positivas. Não prometa premiar caso a criança faça algo que te agrade, mesmo que ela tente negociar. Premie de forma simples e supervalorize esse momento ao ponto de que a alegria pelas escolhas corretas esteja focada em simplesmente comemorar o valor das escolhas.
  13. Estimule o foco. Algumas brincadeiras e atividades são ótimas para isso. Brinque de imagem e ação com a criança. Ensine a importância do foco e ela desenvolverá controle emocional e físico para isso.
  14. Criatividade nunca e de mais. Vale falar língua ou idioma inventado e até mesmo contar histórias sobre dinossauros. 
  15. Ensine o perdão e investigue se há algo que está magoando. O perdão deve ser ensinado não somente como um comportamento,  mas também a sua importância. 
  16. Cante junto com sua criança. Crianças gostam de música,  escolha músicas que beneficiem o entendimento da criança.  Deve ser algo que ela entenda e que contribua para seu carácter. 
  17. Estabeleça limites, ainda que a criança seja pequena. Se necessário diga NÃO! De preferência diga apenas uma só vez e depois contenha de forma não verbal.
  18. Faça cócegas e falem coisas engraçadas, ensine a criança a se desligar um pouco da rotina. É necessário desenvolver na criança o humor moderado. Rir é muito bom.  Faça isso com a criança. 
  19. Ensine a criança a se alimentar sozinha, demonstre que se alimentar é um momento único. Ensine a criança a ver e se alimentar com os olhos e potencializar seus sentidos.
  20. Roupas são muitas vezes de acordo com o gosto e é normal que a criança desenvolva interesse por uma ou por outra.  Mas, com atenção deixe claro que em determinados momentos prevalecerá a sua decisão. Para proporcionar esse entendimento é possível deixar claro que existem roupas para cada tipo de ocasião. Assim, diga que colocarão a roupa de brincar, ou a roupa de dormir e assim deixe claro que você está no controle e que você conhece as melhores roupas para cada ocasião.
  21. Ensine a gratidão, a palavrinha mágica que é obrigado (a) pode ser praticada diariamente em um momento de meditação em conjunto. Digam um para o outro o porque estão gratos neste dia e tudo de bom que aconteceu. O princípio da gratidão irá proporcionar momentos de muitas descobertas e de alegria. Além de preparar sua criança para o futuro irá contribuir para que vocês esteja. Cada vez mais unidos.

    Espero ter ajudado você com algumas dicas, meu nome é Paulo de Lima Prudente Correa e a cada dia estou aprendendo mais a ser pai. 

    Ser pai é muito bom. 

    Advertisements

    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

    Google+ photo

    You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

    Connecting to %s

    Blog at WordPress.com.

    Up ↑

    %d bloggers like this: